Congresso 2020

As forças policiais são um objeto de estudo fundamental para a História, assim como para outras áreas científicas. Desde logo, pela sua relação com o Estado, independentemente da época ou do regime político, mas também porque, em tempos de crise, breves ou de longa duração, a intervenção policial revela as tensões existentes entre a ordem estabelecida e as aspirações de mudança das sociedades.

Todos os regimes políticos contam com diversos mecanismos para gerir momentos de tensão, mas as polícias constituem, a este respeito, o rosto mais imediato, óbvio e, muitas vezes, controverso do Estado. Em contacto direto com a sociedade, cumpre-lhes manter a ordem e reprimir as práticas de delito. As características destes corpos de segurança não são alheias à época, área geográfica ou à natureza do regime político em que estão inseridas. Por isso, o estudo das doutrinas, da organização e da imagem pública das polícias, assim como do seu património material e imaterial, adquire uma importância fundamental para o aprofundamento do conhecimento de qualquer período.

Em Portugal e Espanha, a história policial constitui um tema de estudo relativamente recente, quando comparada com outros países. Porém, o caminho já percorrido sustenta a oportunidade da organização de um congresso dedicado a este objeto, a nível nacional, peninsular e mundial.